CartaExpressa
59% dos eleitores rejeitam Bolsonaro, aponta Datafolha
O dado indica a parcela de eleitores que não votariam de ‘jeito nenhum’ no atual presidente


A rejeição ao voto em Jair Bolsonaro chegou a 59%, segundo a mais recente pesquisa do Datafolha.
O resultado indica a parcela de eleitores ouvidos que não votariam em Bolsonaro de ‘jeito nenhum’. Neste quesito, o atual presidente tem o maior rejeição entre os candidatos pesquisados.
Já seu principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, aparece em segundo lugar com 37%. O petista está empatado com o governador de São Paulo João Doria, postulante à uma vaga na disputa pelo PSDB.
Em seguida, vem Ciro Gomes, do PDT, com rejeição de 31%. Já Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) é rejeitado por 23%. E 21% dizem não votar de ‘jeito nenhum’ em Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul pelo PSDB.
Em números gerais, a pesquisa Datafolha confirma o cenário divulgado por outros institutos nas últimas semanas: Lula vence Bolsonaro por 58% a 31% no segundo turno.
Ao todo, foram ouvidos 2.074 eleitores presencialmente no Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.