Política

54% dizem que Lula merece voltar a ser presidente e Bolsonaro não deve ser reeleito

De acordo com o levantamento da Quaest, o medo da continuidade de um governo do ex-capitão segue maior do que o temor de uma volta do PT ao poder

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Para 54% dos eleitores brasileiros entrevistados pela pesquisa da Quaest, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não deve ser reeleito. O mesmo percentual aponta ainda que o ex-presidente Lula (PT) merece voltar a ocupar o cargo em 2023.

A nova rodada do levantamento foi divulgada na manhã desta quarta-feira 17 e confirma a vantagem de 12 pontos percentuais  de Lula sobre Bolsonaro. O monitoramento aponta ainda que o temor de um novo governo do ex-capitão é maior do que o medo de uma volta do PT ao poder: 45% fazem a indicação contrária ao segundo mandato de Bolsonaro, enquanto 40% marcam opção contra o partido de Lula.

Os dados são engrossados ainda pela alta avaliação negativa registrada pelo atual governo. Ao todo, 41% dos eleitores dizem que Bolsonaro faz um trabalho negativo no comando do Executivo. Só 29% acham que a atuação do ex-capitão é positiva.

Nas regiões do País, o pior desempenho de Bolsonaro é no Nordeste, onde 47% reprovam sua gestão. Já a melhor avaliação ao presidente é no Sul, onde 38% dos eleitores acham que ele faz um bom trabalho. A avaliação negativa a Bolsonaro também é alta entre as mulheres (43%). Evangélicos, por sua vez, são a maior base de apoio a Bolsonaro na pesquisa, com 46% de avaliações positivas.

O levantamento da Quaest ainda revelou que para 43% dos brasileiros, o governo Bolsonaro é pior do que se esperava. Só 23% se surpreenderam positivamente com o ex-capitão e 31% já esperavam que o desempenho de Bolsonaro como presidente seria o observado atualmente. A maioria dos brasileiros (51%) ainda aponta que Bolsonaro não estaria fazendo o pode para resolver os problemas do País.

Rejeição eleitoral

A pesquisa desta quarta-feira também monitorou o nível de rejeição aos candidatos que disputam o Palácio do Planalto. Bolsonaro foi o mais rejeitado, com 55% de indicações negativas ao seu nome, seguido por Ciro Gomes (PDT), que somou 52% neste quesito. Lula é o terceiro mais rejeitado com 44% das menções de que não seria votado sob nenhuma hipótese.

Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe D’avila (Novo) aparecem bem distantes, mas concentram altos níveis de desconhecimento por parte dos eleitores. Os dados ficaram estáveis em relação ao último levantamento da Quaest.

A Quest desta quarta-feira contou com 2 mil entrevistas presenciais em todo o Brasil entre os dias 11 e 14 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pela consultoria de investimentos Genial e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01167/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo