Opinião

assine e leia

Pobres e democracia

Eis os compromissos primordiais do próximo governo Lula

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

Com a vitória nas urnas, dois grandes compromissos se estabelecem como os mais urgentes para o governo Lula. O primeiro é equacionar a miséria ao melhorar a qualidade­ de vida dos pobres. O segundo: garantir a manutenção da democracia constitucional como regime político do País.

Dar novo vigor à democracia passa necessariamente por garantir que a maioria, aqueles com renda familiar inferior a dois salários mínimos por mês, seja contemplada em primeira ordem pelas decisões políticas do novo governo. Levantamento da consultoria Tendências divulgado no início do ano apontou que 51% dos brasileiros compunham as classes D e E. Portanto, mais da metade da população está na mira da vulnerabilidade. Não será possível regenerar a democracia sem priorizar as necessidades dessa faixa expressiva da população.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo