Opinião

assine e leia

Estamos na era da guerra de polícia ou de exceção

O conflito da Ucrânia traz todos os elementos dessa nova modalidade

Avanço. Tropas russas vão dar apoio aos separatistas ucranianos - Imagem: Sergei Supinsky/AFP
Apoie Siga-nos no

O conflito entre Rússia e Ucrânia é muito mais complexo do que tem sido apresentado pelas máquinas de comunicação de cada um dos lados, merecendo ser observado sem interpretações apressadas e, sobretudo, sob o ponto de vista do Direito e das Relações Internacionais. Temos nos dias de hoje uma governabilidade global, ­oriunda da estruturação de um poder unilateral no mundo, exercido pelo que podemos chamar de império norte-americano. Não se trata de um simples imperialismo, pois imperialismo implica domínio econômico e político de países fracos por potências. O império é a pretensão de instaurar uma civilização, de estabelecer uma nova forma de vida para o mundo.

Pode-se afirmar que, enquanto China e Rússia são imperialistas porque pretendem manter sob seu controle países que estão na sua zona de influência, os Estados Unidos enxergam como sua zona de influência o restante do mundo, ou seja, eles buscam determinar uma forma de vida política, cultural e econômica para o planeta. Essa governabilidade global, evidentemente, atende aos interesses da nova forma de capitalismo que rege os dias atuais, dominada pelo capital financeiro, tecnológico e militar, e que se manifesta pelo exercício próprio de qualquer governabilidade – o poder de polícia.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo