A crise europeia

O continente enfrenta a incerteza da continuação da guerra, a escassez energética, nova época de juros mais altos e uma inflação que ameaça a qualidade de vida

Foto: JOHN THYS / AFP

Apoie Siga-nos no

A inflação na Zona do Euro alcançou, em junho, os 8,6%. Nove dos 19 países tiveram uma taxa acima dos 10%. Subitamente, regressou ao discurso político europeu a expressão “aumento do custo de vida”, linguagem que não se ouvia aqui há décadas. O Banco Central Europeu decidiu elevar as taxas de juro em 0,5%, aumento esse maior do que se esperava e que constitui também a maior alta nos últimos dez anos. Tudo indica, vai continuar. A época dos juros baixos parece estar a acabar. Ao mesmo tempo, a guerra continua na Ucrânia e a Rússia anunciou a redução do fornecimento do gasoduto Nord Stream 1 para 20% da sua capacidade. O preço do gás aumentou imediatamente. Enquanto isso, o primeiro-ministro inglês demitiu-se e a Itália decidiu ir para eleições. O horizonte europeu parece sombrio.

A crise italiana é um sinal muito surpreendente. A Itália é o país com a maior dívida na Zona do Euro e é também a sua terceira economia. O governo era liderado por alguém com prestígio nacional e internacional. No meio de tanta incerteza econômica, uma crise política num dos países mais importantes era tudo o que a Europa não precisava neste momento. A pergunta é, então, por quê? O que levou a coligação que sustentava o governo Mario Draghi a se dissolver?

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.