Mundo
Zelensky sofre acidente de carro em Kiev
‘O presidente foi examinado por um médico e nenhum ferimento grave foi detectado’, anunciou porta-voz
Um carro colidiu com um veículo que transportava o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, enquanto a comitiva presidencial passava por Kiev nesta quarta-feira 14. O mandatário não ficou gravemente ferido, segundo comunicado publicado por seu porta-voz, Sergiy Nikiforov, já na madrugada da quinta 15 (horário local).
“Os médicos que acompanham o presidente deram socorro ao motorista do carro de passeio e o transferiram para uma ambulância”, prosseguiu Nikiforov. “O presidente foi examinado por um médico e nenhum ferimento grave foi detectado.”
Em uma mensagem transmitida na televisão logo após o acidente, Zelensky disse que havia acabado de retornar da região de Kharkiv e afirmou que “quase toda a região” havia sido retomada, após o contra-ataque ucraniani para expulsar as forças russas.
A guerra na Ucrânia entrou em uma fase decisiva. As forças de Kiev afastam as tropas russas de grandes áreas do leste do país, desafiando o objetivo do Kremlin de tomar todo o leste do Donbass.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Rússia enviou US$ 300 milhões a partidos e candidatos estrangeiros desde 2014, diz inteligência dos EUA
Por AFP
Quatro corpos com ‘sinais de tortura’ encontrados em localidade recuperada pela Ucrânia
Por AFP



