Mundo
Ucrânia não se pronuncia sobre ataque aéreo contra a Rússia
O governador da região russa de Belgorod declarou que dois helicópteros ucranianos bombardearam um ‘depósito de gasolina’


A Ucrânia não desmentiu nesta sexta-feira 1º ter realizado um ataque aéreo em território russo. Enquanto isso, uma caravana de ônibus conseguiu evacuar alguns civis da cidade ucraniana de Mariupol, bombardeada pelas tropas de Vladimir Putin.
O governador da região russa de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, disse que dois helicópteros ucranianos entraram em seu território e bombardearam um “depósito de gasolina”.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, declarou que não poderia confirmar ou negar as informações de Moscou.
A Rússia chegou a alertar que essa ação poderia afetar o diálogo por um cessar-fogo. No entanto, algumas horas depois, o principal negociador do Kremlin, Vladimir Medinski, informou que as negociações haviam sido retomadas por videoconferência.
A Ucrânia diz estar pronta para adotar o status de país neutro e renunciar à adesão à Otan, com a condição de que outros países garantam sua segurança contra a Rússia.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Invasão à Ucrânia uniu aliados dos EUA na Europa e no Pacífico em uma causa global
Por Julian Borger
Rússia considera que ataque ucraniano em seu território afetará negociações
Por AFP
Ucrânia bombardeia depósito de gasolina na Rússia, afirma governo local
Por AFP