Mundo

Twitter tira do ar campanha de Trump que faz homenagem a George Floyd

A plataforma disse que retirou o vídeo devido a um pedido por direitos autorais. Vice-secretário de imprensa do presidente vê censura

Presidente dos EUA, Donald Trump. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O Twitter tirou do ar um vídeo da campanha de reeleição de Trump, que fazia homenagem a George Floyd. No vídeo intitulado “Healing, not Hatred” há várias imagens de Floyd e de manifestos que ocorrem após sua morte no País. O vídeo é narrado por Trump.

Ao retirar a campanha do perfil do presidente, o Twitter declarou que atendeu a uma solicitação por direitos autorais, enviada pelo seu detentor e representantes. Embora tenha sido desativada da plataforma, a peça ainda continua disponível no Youtube.

O vídeo foi publicado por sua campanha em 3 de junho. Além do Twitter e Youtube, a peça também foi ao ar na página de sua campanha no Facebook, que disse não ter recebido nenhuma notificação sobre direitos autorais do vídeo. O Google, detentor do Youtube, não se pronunciou sobre o caso.

O vice-secretário de imprensa da campanha de Trump reagiu ao caso e disse ser “surpreendentemente triste” que o Twitter se juntasse à grande mídia na censura da mensagem do presidente.

A relação entre o presidente e a plataforma se estremeceu depois que Trump teve publicações notificadas por “informação imprecisa”, quando abordou o tema de fraudes em células de votação. O mesmo caso aconteceu com um post do presidente sobre os protestos em Minneapolis, que o Tweitter entendeu que incitava a violência.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo