Mundo

Turquia prende 34 suspeitos de espionar para Israel

Outras 12 pessoas são procuradas pelos mesmos indícios, segundo o Ministério Público de Istambul

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, há 20 anos no poder — Foto: Adem ALTAN / AFP
Apoie Siga-nos no

Trinta e quatro pessoas suspeitas de espionar para Israel foram presas na Turquia, anunciaram as autoridades turcas nesta terça-feira 2.

Os detidos são acusados de planejar sequestros e espionar estrangeiros residentes na Turquia em nome dos serviços secretos israelenses, afirmou a agência oficial de notícias Anadolu.

Outras 12 pessoas são procuradas pelos mesmos indícios, segundo o Ministério Público de Istambul.

Uma fonte de segurança disse à AFP que a maioria dos presos é de estrangeiros, recrutados pelos serviços de inteligência israelenses para realizar “operações contra palestinos e familiares”.

As detenções ocorrem poucas semanas depois de o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter alertado sobre “sérias consequências” se Israel tentasse atacar figuras do movimento islamista palestino Hamas que vivem ou trabalham na Turquia.

“Há uma operação insidiosa e tentativas de sabotagem contra a Turquia e seus interesses”, declarou Erdogan após o anúncio das detenções.

Desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, no início de outubro, o presidente turco, um aliado tradicional da causa palestina, intensificou suas críticas sobre Israel.

Em meados do mesmo mês, Israel pediu aos seus cidadãos e diplomatas que deixassem a Turquia como medida de segurança.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo