Mundo
Trump anuncia que Biden perderá acesso a informações confidenciais
‘Joe, você está despedido’, escreveu o presidente dos EUA em sua rede social


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira 7 que revogará a autorização a seu antecessor Joe Biden que permite aos ex-presidentes receber informação classificada confidencial mesmo depois de terem deixado o cargo.
“Não há necessidade de que Joe Biden continue tendo acesso à informação classificada”, escreveu Trump em sua plataforma, Truth Social.
“Revogaremos de imediato as autorizações de segurança de Joe Biden e vamos interromper seus relatórios de inteligência diários”, afirmou, antes de acrescentar em letras maiúsculas “JOE, VOCÊ ESTÁ DESPEDIDO”.
Trump afirma que tomou a decisão porque o democrata retirou sua autorização quando ganhou a eleição de 2020.
Naquele momento, Biden citou o “comportamento errático” de Trump, tanto antes quanto depois da invasão de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos por manifestantes que tentavam impedir que o Congresso certificasse a vitória do democrata.
Nesta sexta-feira, Trump disse que “não se pode confiar” em Biden para receber informação de inteligência porque o relatório de um promotor especial sobre documentos classificados encontrados na casa do democrata concluiu que ele tem “memória ruim”.
Trump também foi processado por má gestão de documentos classificados, mas o Departamento de Justiça arquivou o caso depois que o republicano venceu a eleição de 2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Trump ameaça Japão com tarifas para equilibrar déficit comercial
Por AFP
Governos de 79 países condenam sanções de Trump ao TPI
Por Deutsche Welle
Ameaça de Trump de anexar Canadá é real, adverte Justin Trudeau
Por AFP