Mundo

Tribunal confirma julgamento de ex-dirigente do futebol espanhol por beijo forçado

Rubiales sentará no banco dos réus “pelo beijo não consensual na jogadora Jennifer Hermoso, após a final da Copa do Mundo realizada em Sydney

O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales. Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP)
Apoie Siga-nos no

Um juiz confirmou, nesta quarta-feira (8), que o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, será julgado pelos crimes de agressão sexual e coação, no caso do beijo forçado que deu na jogadora Jenni Hermoso.

“O juiz da Audiência Nacional, Francisco de Jorge, concordou em abrir um julgamento oral” contra Rubiales, em data posterior ainda a ser definida, disse o tribunal em comunicado.

Rubiales sentará no banco dos réus “pelo beijo não consensual na jogadora da seleção espanhola Jennifer Hermoso, após a final da Copa do Mundo realizada em Sydney (Austrália), em 20 de agosto, e pela subsequente coerção para forçá-la a fazer uma manifestação pública afirmando que havia consentido”, detalha o texto.

O Ministério Público requer 2,5 anos de prisão para Rubiales, além de mais dois anos de liberdade supervisionada após o cumprimento da pena de reclusão, proibição de comunicação ou aproximação com Hermoso por quatro anos e indenização de 50 mil euros (R$ 273 mil) à atleta.

O juiz De Jorge pediu que Rubiales pagasse uma fiança de 65 mil euros (R$ 355 mil) no prazo de 24 horas.

O magistrado também confirmou que ex-técnico da seleção feminina, Jorge Vilda, e outros dois ex-dirigentes da Federação, Albert Luque e Rubén Rivera, acusados de coação contra Hermoso, também serão julgados.

O Ministério Público solicita um ano e seis meses de prisão para os três.

No dia 20 de agosto, Rubiales beijou a atacante Jenni Hermoso na boca diante das câmeras de todo o mundo, poucos minutos após a vitória da seleção espanhola em Sydney, na final da Copa do Mundo feminina.

O episódio causou uma onda de indignação na Espanha e no exterior, e Rubiales acabou renunciando ao cargo de presidente da RFEF no mês seguinte.

Desde a recente reforma do Código Penal espanhol, um beijo não consensual pode ser considerado agressão sexual, categoria criminosa que agrupa todos os tipos de violência sexual.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo