Mundo
Três astronautas chineses retornam à Terra após missão de ‘sucesso absoluto’
Pequim injetou bilhões de dólares em seus programas espaciais com o objetivo de alcançar os Estados Unidos e a Rússia


Três astronautas chineses retornaram em total segurança à Terra depois de uma missão a bordo da estação espacial chinesa. A experiência foi descrita como um “sucesso absoluto”, informou a mídia estatal no domingo (4).
A cápsula cor de cobre da espaçonave Shenzhou-15 pousou no norte do país, na Mongólia Interior, de acordo com a agência de notícias China News. Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu saíram da aeronave “em boas condições físicas”, informou a agência, chamando a missão de “sucesso absoluto”.
Imagens divulgadas pela mídia estatal mostraram médicos em macacões brancos envolvendo os astronautas em cobertores azuis.
O trio de taikonautas, como são chamados os astronautas na China, passou seis meses a bordo da estação espacial Tiangong. Nesse período, eles realizaram caminhadas espaciais e diversos experimentos.
Missão à Lua
Na semana passada, a China enviou três novos astronautas – incluindo o primeiro civil chinês em órbita – para a estação como parte da missão Shenzhou-16.
Pequim injetou bilhões de dólares em seus programas espaciais com o objetivo de alcançar os Estados Unidos e a Rússia. O país espera enviar uma missão tripulada à Lua até 2030 e pretende construir uma base no local.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

China envia seu primeiro astronauta civil ao espaço
Por Deutsche Welle
EUA denunciam infiltração de ‘agente cibernético’ da China, que se diz vítima de ‘campanha de desinformação’
Por AFP