Mundo

Trégua em Gaza adiada por discussões sobre reféns que devem ser libertados

O Catar afirmou nesta quinta-feira que as negociações prosseguem “de forma positiva” e que o acordo será “aplicado nas próximas horas”

Trégua em Gaza adiada por discussões sobre reféns que devem ser libertados
Trégua em Gaza adiada por discussões sobre reféns que devem ser libertados
AHMAD GHARABLI / AFP
Apoie Siga-nos no
O adiamento de uma trégua na Faixa de Gaza entre as forças israelenses e o Hamas foi motivado por detalhes de “última hora” sobre quais reféns serão libertados e como, afirmou nesta quinta-feira (23) à AFP uma fonte palestina.

“O Catar, em coordenação com os egípcios e os americanos, deve anunciar hoje, nas próximas horas, o momento do início da trégua”, acrescentou a fonte.

Na quarta-feira, “já aconteceu uma troca de lista de nomes de prisioneiros dos dois lados pelos mediadores do Catar e do Egito”, explicou a fonte.

“O Hamas libertará 10 mulheres e crianças reféns – menores de 19 anos – e, ao mesmo tempo, 30 prisioneiros palestinos serão libertados. O acordo continuará assim”, em um contexto de paralisação dos combates em toda a Faixa de Gaza e de limitação dos voos da aviação israelense no norte, afirmou o funcionário palestino.

“O adiamento é explicado por detalhes de última hora sobre os nomes dos reféns israelenses e as condições de sua entrega”, acrescentou.

Em um primeiro momento foi apresentada a proposta de que “fossem entregues à Cruz Vermelha para seguir até o Egito”, na fronteira com a Faixa de Gaza, antes da entrega “à parte israelense”, segundo a fonte, que acompanha as negociações.

“Depois foi apresentada a proposta de que funcionários da Cruz Vermelha fizessem antes uma visita médica para verificar o estado de saúde dos reféns” e que os mesmos funcionários visitassem outros reféns “para verificar o estado de saúde”, acrescentou a fonte.

“Os mediadores do Catar, Egito e Estados Unidos supervisionarão a aplicação do acordo e tomarão nota de qualquer violação. Eles são os garantes da aplicação do acordo de trégua e das conversações para alcançá-lo”, disse o funcionário palestino.

O Catar afirmou nesta quinta-feira que as negociações prosseguem “de forma positiva” e que o acordo será “aplicado nas próximas horas”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo