Mundo

Terremoto no noroeste da China deixa mais de 100 mortos

Partes da província de Gansu e da província vizinha de Qinghai foram afetadas

Terremoto foi de magnitude 5,9. Foto: Xinhua/Reprodução
Apoie Siga-nos no

Mais de 100 pessoas morreram por um terremoto que sacudiu durante a noite a província de Gansu, no noroeste da China, informaram nesta terça-feira (19, noite de segunda em Brasília) meios de comunicação estatais.

O tremor ocorreu a pouca profundidade da superfície na província de Gansu (noroeste), onde foram registrados danos significativos, incluindo o desmoronamento de casas, segundo a agência.

O terremoto, de magnitude 5,9 segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), ocorreu às 15h59 GMT desta segunda (12h59 de Brasília) a uma profundidade de dez quilômetros. O USGS havia mencionado inicialmente uma magnitude 6.

O epicentro do tremor foi localizado 100 quilômetros a sudoeste da capital provincial, Lanzhou, e foi seguido por várias réplicas.

Partes da província de Gansu e da província vizinha de Qinghai foram afetadas, segundo a Xinhua, e muitos moradores saíram correndo para as ruas.

Os terremotos são comuns na China. Em agosto, um tremor de magnitude 5,4 abalou o leste do país, deixando mais de 20 feridos e provocando o colapso de dezenas de edifícios.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo