Mundo
Suécia solicitará adesão à Otan
Putin diz que adesão de Suécia e Finlândia à Otan não é ameaça, mas pode gerar reação


Estocolmo, Suécia | AFP | segunda-feira 16/05/2022 – 10:41 UTC-3 | 126 palavras
A Suécia solicitará sua adesão à Otan, anunciou nesta segunda-feira (16) a primeira-ministra, Magdalena Andersson, destacando que isto significa uma nova “era” para o país escandinavo.
O governo decidiu informar a Otan sobre a vontade da Suécia de virar um membro da aliança”, afirmou em uma entrevista coletiva, um dia depois do anúncio da candidatura por parte do governo da Finlândia.
“Deixamos uma era para entrar em uma nova”, disse a primeira-ministra.
O embaixador sueco na Otan apresentará em “pouco tempo” a candidatura de Estocolmo, segundo Andersson
Suécia e Finlândia anunciaram o desejo de apresentar as candidaturas de forma simultânea.
“Esperamos que (a adesão) não demore mais de um ano”, com a necessária ratificação pelos 30 membros da Aliança, declarou a chefe de Governo sueca.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.