Mundo
Rússia reduzirá exportação de petróleo em 500.000 barris por dia em agosto
Movimento coincide com o anúncio da Arábia Saudita de que prolongará uma redução de sua produção


A Rússia informou nesta segunda-feira (3) que reduzirá as exportações de petróleo em 500.000 barris por dia em agosto, uma medida com o objetivo de “equilibrar o mercado” e que coincide com o anúncio da Arábia Saudita de que prolongará uma redução de sua produção.
“No âmbito dos esforços para equilibrar o mercado, a Rússia vai reduzir voluntariamente suas vendas aos mercados petroleiros em 500.000 barris por dia em agosto”, afirmou o vice-primeiro-ministro russo e titular da pasta da Energia, Alexander Novak.
A Arábia Saudita anunciou nesta segunda-feira que vai prosseguir em agosto com a redução de sua oferta de mais de um milhão de barris diários, medida adotada em julho e que pode ser “prorrogada”, de acordo com a agência oficial de notícias do reino, que citou uma fonte do ministério da Energia.
Os dois países integram o cartel petroleiro OPEP+ e este tipo de estratégia pretende reduzir a oferta nos mercados para estimular os preços.
Em fevereiro, a Rússia anunciou um corte de sua produção de petróleo de 500.000 barris diários, uma medida que deve prosseguir até o fim de 2024. A decisão anunciada nesta segunda-feira afeta as exportações, não a produção.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Petrobras reduz o preço da gasolina para as distribuidoras
Por CartaCapital
Petroleiros anunciam greve no Ceará contra privatização de mais uma refinaria
Por Victor Ohana
Na Cúpula de Financiamento Global, Lula repete críticas ao Banco Mundial e ao FMI: ‘Deixam muito a desejar’
Por André Lucena
Os riscos da COP28 sob o comando de líder petroleiro
Por Carlos Bocuhy