Mundo
Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido
Ex-ministro das Finanças sempre foi o favorito e contava com o apoio de mais de 140 votos do partido Conservador
O ex-ministro das Finanças Rishi Sunak foi o escolhido nesta segunda-feira 24, pelo Partido Conservador, como novo primeiro-ministro britânico. É a primeira vez que um hinduísta e descendente de indianos assume o cargo.
“Rishi Sunak foi eleito líder do Partido Conservador”, anunciou o responsável do grupo parlamentar Graham Brady.
Desde a queda de Liz Truss, a premiê que menos tempo ocupou o cargo na história do país, o partido tentava encontrar um nome de consenso para substitui-la e enfrentar a crise econômica agravada pelas incertezas políticas e medidas atrapalhadas adotadas por ela em seus 44 dias de governo.
Sunak sempre foi o favorito e contava com o apoio de mais de 140 votos dos seus correligionários na legenda. Até o final da noite de domingo, o ex-premiê Boris Johnson estava no páreo, mas desistiu. Outro concorrente, Penny Mordaunt, admitiu a derrota.
O novo premiê tem como desafio buscar unidade entre os conservadores, o que não se vê desde o Brexit, e enfrentar a disparada do custo de vida, com a maior alta da inflação dos últimos 42 anos.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



