Mundo

Rei Charles III está com câncer, informa o Palácio de Buckingham

O monarca passou dias internado em uma clínica de Londres, onde foi submetido a uma cirurgia na próstata

Charles III sucedeu sua mãe Elizabeth II em setembro de 2022. Foto: Adrian Dennis/AFP
Apoie Siga-nos no

O Rei Charles III foi diagnosticado com câncer, segundo um anúncio feito nesta segunda-feira 5 pelo Palácio de Buckingham. Ainda não há, porém, informações sobre o tipo da doença o acomete.

O monarca iniciou os tratamentos nesta segunda e foi aconselhado pelos médicos a adiar compromissos públicos. Ainda assim, ele continuará a trabalhar e a cuidar de documentos, de acordo com o anúncio.

O Palácio informou ainda que a doença foi constatada durante uma cirurgia de próstata, a qual Charles foi submetido na última semana, ao ficar dias internado em uma clínica em Londres. O monarca, de 75 anos, recebeu alta em 29 de janeiro.

“Durante a recente intervenção hospitalar do rei por uma hipertrofia benigna da próstata, um problema distinto foi constatado” e “testes posteriores permitiram identificar uma forma de câncer”, explicou a casa real.

O rei “iniciou hoje um programa de tratamento, durante o qual os médicos o aconselharam a postergar suas atividades públicas”, indica o comunicado. No entanto, “continuará a se ocupar dos assuntos de Estado e tarefas administrativas como de costume”, destacou.

Segundo o Palácio de Buckingham, Charles III “é muito otimista sobre seu tratamento e espera retomar suas funções públicas o quanto antes”.

Harry estará ao lado do pai

Após receber a notícia, o príncipe Harry, que vive nos Estados Unidos com sua esposa a ex-atriz Meghan Markle e os filhos, conversou com seu pai e o visitará no Reino Unido nos próximos dias, indicou a agência de imprensa britânica PA, citando uma fonte próxima ao duque de Sussex.

Kate Middleton, a princesa de Gales e esposa do príncipe herdeiro William, também está se recuperando de uma misteriosa operação “abdominal”, embora a imprensa britânica tenha descartado que seja um câncer.

Seguindo a linha de transparência por razão de sua operação de próstata, Charles III “optou por compartilhar seu diagnóstico para evitar especulações, e com a esperança de ajudar o público a compreender aqueles afetados pelo câncer em todo o mundo”, acrescentou o comunicado.

Charles III, que assumiu o trono após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022, sempre gozou de boa saúde, com exceção de algumas lesões sofridas na prática de esportes, como polo e esqui.

Transparência

A intervenção cirúrgica no rei foi tornada pública para incentivar os homens a fazerem exames, já que a monarquia geralmente não fornece muitos detalhes clínicos sobre seus membros.

E a iniciativa da casa real teve sucesso, com um aumento significativo nas visitas à página dedicada a essa condição no site do NHS, o serviço público de saúde britânico.

Nas 48 horas após o anúncio do problema de próstata do rei, foram registradas 26.000 visitas à página, em comparação com uma média de 1.400 diárias em datas anteriores.

A instituição de caridade Prostate Cancer UK também relatou que observou um aumento de mais de 100% no número de pessoas usando seu verificador de riscos online no dia seguinte ao anúncio.

Após este novo anúncio, é possível que ocorra um efeito semelhante e que as pessoas se preocupem mais com os exames de câncer.

Aos problemas de saúde na realeza, somou-se o anúncio, em 28 de janeiro, de que a duquesa Sarah Ferguson, ex-esposa do príncipe Andrew, irmão de Charles III, tem um “melanoma maligno”, um câncer de pele.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo