Mundo
‘Putin é um açougueiro’, diz Biden após visitar refugiados em Varsóvia
O norte-americano lançou dúvidas sobre o anúncio do Exército russo de que a ofensiva na Ucrânia se concentrará, daqui para frente, na região leste do país


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a subir o tom contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a quem se referiu como “açougueiro”, neste sábado 26. A declaração ocorreu após uma visita a um centro de refugiados em Varsóvia, na Polônia, em meio à guerra na Ucrânia.
Biden foi questionado por jornalistas sobre o que pensava ao ver os refugiados ucranianos enquanto lida com Putin e respondeu: “Ele é um açougueiro”.
O norte-americano também lançou dúvidas sobre o anúncio do Exército russo de que a ofensiva na Ucrânia se concentrará, daqui para frente, na região leste do país. “Não tenho certeza de que tenham mudado.”
O vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Sergei Rudskoy, afirmou na sexta-feira 25 que “os principais objetivos da primeira fase da operação [na Ucrânia] foram alcançados” e que “a capacidade de combate das forças ucranianas foi significativamente reduzida”.
Com isso, alega o governo russo, o exército terá como foco a “libertação” da região do Donbass, no leste da Ucrânia, de língua majoritariamente russa. Nessa área estão os territórios separatistas de Lugansk e Donetsk, reconhecidos como independentes por Moscou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Exército da Rússia ocupa cidade onde vivem funcionários da usina de Chernobyl
Por CartaCapital
Kiev desiste de toque de recolher de 35 horas e libera domingo
Por AFP
Governo Zelensky se diz ‘decepcionado’ com cúpula da Otan: ‘Esperávamos mais coragem’
Por CartaCapital