Mundo

Lei assinada por Putin levará à prisão quem divulgar ‘fake news’ sobre ações russas no exterior

A pena é ampliada para 15 anos de prisão se a ‘informação falsa’ tiver ‘provocado consequências graves’

Foto: Mikhail Klimentyev / Sputnik / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente russo, Vladimir Putin, promulgou uma lei nesta sexta-feira 25 que pune a divulgação de “informações falsas” sobre as ações da Rússia no exterior com até 15 anos de prisão, mais uma medida de controle de informações sobre a ofensiva na Ucrânia.

A lei, que entrou em vigor com a assinatura presidencial, pune a “divulgação pública de informações deliberadamente falsas com a aparência de informações confiáveis” sobre as “atividades dos órgãos estatais russos fora do território russo”.

A pena é ampliada para 15 anos de prisão se a “informação falsa” tiver “provocado consequências graves”.

Essa lei complementa a aprovada no início de março, que também prevê até 15 anos de prisão para a publicação de “informações falsas” sobre o exército russo.

Desde o início da ofensiva na Ucrânia, em 24 de fevereiro, a Rússia baniu várias mídias locais e estrangeiras e as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter de seu território. O grupo americano Meta foi classificado como “extremista”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo