Mundo

Promotor é assassinado a tiros no Equador

O promotor Leonardo Palacios morreu depois de um ataque na cidade de Durán, perto de Guayaquil

Promotor é assassinado a tiros no Equador
Promotor é assassinado a tiros no Equador
Foto: Divulgação/MP do Equador
Apoie Siga-nos no

Um promotor equatoriano foi assassinado por homens armados em uma das cidades mais violentas do país na quinta-feira (1), no mesmo dia em que a procuradora-geral recebeu ameaças de morte.

O promotor Leonardo Palacios morreu depois de um ataque na cidade de Durán, perto de Guayaquil, informou o MP no Twitter.

Ele foi atacado depois de participar em uma “audiência de julgamento contra dois homens processados por assassinato”. Quando ele dirigia, alguns criminosos o interceptaram e abriram fogo. As autoridades coletaram mais de 40 evidências balísticas no local do crime.

Jorge Hadathy, chefe de polícia de Durán, informou que uma secretária do MP também estava no carro, mas ela escapou ilesa.

O assassinato de Palacios aconteceu no mesmo dia em que a procuradora-geral do Equador, Diana Salazar, recebeu ameaças de morte em um vídeo enviado por Whatsapp e que foi divulgado pela imprensa.

Seis pessoas com fuzis e encapuzadas aparecem no vídeo.

“Você vai fazer aniversário, não quero estragar sua festa matando sua filha”, afirma uma voz no vídeo recebido pela procuradora-geral, conhecida por ter obtido uma condenação por corrupção contra o ex-presidente Rafael Correa (2007-2017).

Enquanto os homens armados apontam seus fuzis para o chão, ouve-se outra frase: “Se você não for por bem, vai por mal, e por mal te mando para o inferno para comemorar”.

O Equador enfrenta uma onda de violência, com uma taxa de homicídio de 25 para cada 100.000 habitantes.

No ano passado, dois promotores e um juiz foram assassinados a tiros no país.

Após a denúncia das ameaças de morte contra Salazar, o ministério do Interior ordenou o reforço da segurança da procuradora-geral.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo