Mundo
Presidente da Turquia diz que países do Ocidente são culpados por ‘massacre’ em Gaza
Erdogan acusou Israel de cometer crimes de guerra contra a Palestina


O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, responsabilizou países ocidentais pelo que chamou de “massacre” na Faixa de Gaza, em um discurso a milhares de pessoas neste sábado 28.
De acordo com agências internacionais, Erdogan afirmou que o Hamas não é uma “organização terrorista” e chamou Israel de “ocupante” do território da Palestina.
“Nós vamos dizer ao mundo que Israel é um criminoso de guerra”, declarou Erdogan. “O principal culpado por trás do massacre em curso em Gaza é o Ocidente.”
A diplomacia turca tem atuado para dialogar com o Hamas pela libertação de reféns capturados desde 7 de outubro na Faixa de Gaza. De acordo com Israel, são 229 pessoas mantidas em cativeiro.
Na semana passada, Erdogan conversou com o presidente Lula (PT) por telefone e tratou do tema. Ambos condenaram ataques contra civis, segundo o Palácio do Planalto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.