Mundo

Presidente chinês pede a Putin ‘negociação’ com Ucrânia

O presidente chinês, Xi Jinping, conversou por telefone com seu homólogo russo, Vladimir Putin

Presidente chinês pede a Putin ‘negociação’ com Ucrânia
Presidente chinês pede a Putin ‘negociação’ com Ucrânia
Apoie Siga-nos no

O presidente chinês, Xi Jinping, conversou nesta sexta-feira (25) com seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre a guerra na Ucrânia e se mostrou favorável a uma resolução do conflito pela via diplomática.

A China “apoia a Rússia na resolução (do conflito) por meio de negociações com a Ucrânia”, informou a televisão estatal chinesa CCTV, ao apresentar um resumo do telefonema entre os dois.

Após meses de esforços diplomáticos, Vladimir Putin lançou a invasão da Ucrânia na madrugada de quinta-feira, com as tropas russas realizando bombardeios e incursões terrestres em várias partes do país, inclusive perto da capital Kiev.

Desde então, a China manteve uma linha diplomática cautelosa em relação à crise, recusando-se a rotulá-la de “invasão”.

Tampouco condenou as ações da Rússia, sua aliada próxima.

Durante a ligação com Putin, Xi disse que era importante “abandonar a mentalidade da Guerra Fria, dar importância e respeitar as preocupações de segurança razoáveis de todos os países e formar um mecanismo de segurança europeu equilibrado, eficaz e sustentável por meio de negociações”.

Segundo a imprensa chinesa, Putin explicou as razões pelas quais a Rússia lançou uma “operação militar especial” e disse a Xi que tanto a Otan quanto os Estados Unidos “ignoraram por muito tempo as preocupações de segurança razoáveis da Rússia”.

O líder russo também afirmou a Xi que está disposto a manter conversas de “alto nível” com a Ucrânia.

À medida que a crise se aprofundava, a China foi forçada a fazer um difícil equilíbrio entre seus laços estreitos com a Rússia e seus grandes interesses econômicos na Europa.

A ofensiva de Moscou contrasta com a posição de política externa de longa data da China de não interferir nos assuntos internos de outros países.

Xi afirmou que a China está “disposta a trabalhar com todas as partes da comunidade internacional e defender um conceito de segurança comum, abrangente, cooperativo e sustentável, e salvaguardar firmemente o sistema internacional com as Nações Unidas no centro”, segundo o canal CCTV.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo