Mundo
Partido derrotado na Guatemala alega suposta fraude eleitoral
A Unidade Nacional da Esperança (UNE), partido de Sandra Torres, alegou incongruências e contradições no resultado das eleições


O partido da candidata derrotada, Sandra Torres, denunciou nesta sexta-feira 25 uma suposta fraude no segundo turno das eleições, disputado no último domingo, no qual Bernando Arévalo conquistou com folga a presidência da Guatemala.
“Depois das análises realizadas, foi possível observar que existem muitas incongruências, contradições e, sobretudo, variação de dados, que evidenciam irregularidades que incidiram nos verdadeiros resultados das votações”, declarou, em nota, a Unidade Nacional da Esperança (UNE), partido de Sandra.
Arévalo, que prometeu combater a corrupção no Estado, obteve 58% dos votos, contra 37% para Sandra.
O advogado da UNE, Carlos Aquino, apresentou uma denúncia no Ministério Público contra os cinco juízes do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) pelos crimes de não cumprimento de deveres e abuso de autoridade. O litigante afirmou que os juízes “ocasionaram a fraude eleitoral que mudou os verdadeiros resultados das votações, violando a vontade popular expressa pelo povo através do voto”.
Aquino comentou que, devido à “série de irregularidades” solicitou à Controladoria-Geral de Contas uma auditoria de todos os sistemas de informática do TSE.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Guatemala reforça segurança do presidente eleito ante supostos planos para matá-lo
Por AFP
Investigadores encontram os 10 corpos e as caixas-pretas do avião em que Prigohzhin viajava
Por AFP
Brasileiros criam comitê pela liberdade de Julian Assange e temem extradição para os EUA
Por CartaCapital
FMI pede aumento de tarifas de energia e ‘controle’ de salários na Argentina
Por CartaCapital
MP da Itália dá aval para enviar ao Brasil imagens de ataque a Moraes em Roma
Por CartaCapital