Mundo
Ômicron: OMS classifica nova cepa do coronavírus como ‘variante de preocupação’
Segundo a entidade, serão necessárias algumas semanas para compreender melhor a variante


A nova variante B.1.1.529 da Covid-19, detectada pela primeira vez na África, foi classificada nesta sexta-feira 26 como “preocupante” pela Organização Mundial de Saúde e terá o nome de Ômicron.
“A variante B.1.1.529 foi relatada pela primeira vez à OMS pela África do Sul em 24 de novembro de 2021 (…) Esta variante tem um grande número de mutações, algumas das quais são preocupantes”, disse o grupo de especialistas comissionados pela OMS para acompanhar a evolução da Covid-19.
A Bélgica anunciou nesta sexta que foi o primeiro país europeu a detectar um caso da nova variante. Vários países já cancelaram ou restringiram os voos procedentes do sul da África.
A identificação de uma nova variante da Covid-19, potencialmente muito contagiosa e com diversas mutações, foi anunciada na quinta-feira 25, na África do Sul. Um caso foi detectado em Hong Kong, outro em Israel em uma pessoa que retornava do Malawi e outro na Bélgica.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.