Mundo
‘Não estaríamos aqui sem as manifestações’, diz Boric como novo presidente do Chile
Posse ocorreu nesta sexta-feira 11 após vitória eleitoral em dezembro


O novo presidente do Chile, o esquerdista Gabriel Boric, disse nesta sexta-feira 11 que não teria alcançado essa posição sem os protestos sociais que abalaram o modelo social e econômico do país, em seu primeiro discurso após sua posse.
“O povo do Chile é protagonista neste processo. Não estaríamos aqui sem suas mobilizações”, disse o ex-líder estudantil e agora o mais jovem presidente do Chile da sacada do palácio presidencial La Moneda, em Santiago, diante de dezenas de milhares de apoiadores que o esperaram por horas após um longo dia de mudança de mandato.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.