Mundo

assine e leia

Muuuuuu, em inglês

A tese de perseguição do “sistema” consolida o apoio a Donald Trump entre os eleitores republicanos

América profunda. Em Iowa, assim como em outros estados, boa parte dos eleitores acredita na teoria da perseguição a Trump – Imagem: Elijah Nouvelage/AFP e iStockphoto
Apoie Siga-nos no

De seu canto rural em Iowa, no Centro-Oeste dos Estados Unidos, Neil Shaffer fez mais do que precisava para colocar Donald Trump na Casa Branca e tentar ­mantê-lo lá. Shaffer supervisionou a maior mudança de qualquer condado no país de ­Barack Obama para Trump em 2016 e aumentou a participação do então presidente nos votos quatro anos depois. Mas o líder do Partido Republicano no condado de Howard não se entusiasma com a perspectiva de mais uma campanha presidencial de Trump, e culpa os democratas por impulsioná-la. “Honestamente, os democratas estão dando um tiro no próprio pé com esses processos”, disse. “Por que Trump está indo tão bem? Porque os eleitores sentem que ele está sendo atacado. Se esse é o esforço dos democratas para fazê-lo parecer ruim, não conseguiram. Provavelmente isto vai torná-lo o candidato republicano e, honestamente, ele pode ganhar a eleição geral de novo. E então de quem seria a culpa?”

Depois de se declarar inocente na quinta-feira 3 de acusações federais sobre ­suas tentativas de roubar a eleição presidencial de 2020, Trump denunciou o indiciamento como “uma perseguição a um oponente político”. “Se você não pode vencê-lo, você o persegue ou o processa”, atacou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo