Mundo

Morre, aos 94 anos, o físico Peter Higgs, ganhador do Prêmio Nobel

O físico foi autor em 1964 da teoria do bóson que depois levou seu nome e cuja demonstração prática demorou quase meio século

O físico britânico Peter Higgs, ganhador do Prêmio Nobel de Física, posa para fotos depois de participar de uma conferência de imprensa na Biblioteca Playfair, Old College, Universidade de Edimburgo, em 11 de outubro de 2013. O físico britânico Peter Higgs, cuja teoria da massa - o chamado bóson de Higgs - lhe rendeu conjuntamente o Prêmio Nobel de Física, morreu aos 94 anos, anunciou a Universidade de Edimburgo em 9 de abril de 2024. "Ele faleceu pacificamente em casa na segunda-feira, 8 de abril, após uma doença curta", afirmou a universidade escocesa num comunicado, chamando-o de "um grande professor e mentor, inspirando gerações de jovens cientistas". (Foto de Ian MacNicol/AFP)
Apoie Siga-nos no

O cientista britânico Peter Higgs, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2013 por seus trabalhos teóricos sobre o bóson de Higgs, conhecido como a “partícula de Deus” e considerado a chave da estrutura da matéria, morreu na segunda-feira aos 94 anos.

“Morreu pacificamente em sua casa na segunda-feira, 8 de abril, depois de uma curta enfermidade”, informou a Universidade de Edimburgo em nota.

O físico foi autor em 1964 da teoria do bóson que depois levou seu nome e cuja demonstração prática demorou quase meio século.

A universidade, onde Higgs foi professor durante quatro décadas, o qualificou como “um grande professor e mentor, que inspirou gerações de jovens cientistas”.

“Sua família pediu aos meios de comunicação e ao público que respeitem sua privacidade nesse momento”, acrescentou.

Higgs recebeu o Prêmio Nobel de Física em 2013 ao lado do belga François Englert por seu trabalho em 1964 para sustentar as bases teóricas que levaram, décadas depois, à identificação do bóson em 2012 no laboratório europeu para a pesquisa nuclear, CERN, localizado na Suíça.

O bóson de Higgs é um elemento-chave da estrutura fundamental da matéria que atribui massa a todas as demais, segundo a teoria conhecida como “modelo-padrão”.

Nos esforços para divulgar essa teoria a um público mais amplo, foi batizada como “partícula de Deus”, já que está em todo lugar e, ao mesmo tempo, é esquiva.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo