Mundo
Míssil russo destrói a pista do aeroporto ucraniano de Odessa
Há uma semana, oito pessoas morreram em bombardeios russos contra a cidade portuária de Odessa, que tem quase um milhão de habitantes


O aeroporto da cidade ucraniana de Odessa (sul) foi alvo neste sábado de um disparo de míssil russo que destruiu a pista, sem provocar vítimas, anunciou o governador da região, Maxim Marchenko.
“Hoje o inimigo atacou a partir da Crimeia com um sistema de míssil Bastion de defesa costeira. A pista do aeroporto de Odessa foi destruída. Graças a Deus, não há vítimas”, disse o governador em um vídeo publicado em sua conta no Telegram.
Há uma semana, oito pessoas morreram em bombardeios russos contra a cidade portuária de Odessa, que tem quase um milhão de habitantes, e que havia sido pouco afetada pela guerra com a Rússia.
O exército russo afirmou que o ataque, com “mísseis de alta precisão”, foi direcionado contra um depósito de armas entregues à Ucrânia pelos Estados Unidos e países da União Europeia (UE).
Em 10 de abril, o aeroporto de Dnipro (leste) foi “totalmente destruído” pelos bombardeios russos, segundo as autoridades regionais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.