Mundo
Milhares vãos às ruas nos EUA contra Donald Trump; veja imagens
A atuação de Elon Musk no governo também foi alvo dos protestos, os maiores desde o retorno do republicano à Casa Branca


Milhares de manifestantes saíram neste sábado 5 às ruas de Washington e outras cidades dos Estados Unidos contra as políticas de Donald Trump, nos maiores protestos contra o presidente republicano desde seu retorno, no final de janeiro, ao poder.
Uma grande faixa que dizia “TIRE SUAS MÃOS!” se estendia a poucos quarteirões da Casa Branca. Os manifestantes carregavam cartazes onde se lia “Não é meu presidente!”, “O fascismo chegou”, “Parem o mal” e “Tirem suas mãos da nossa Seguridade Social”.
Elon Musk também foi alvo do protesto que reuniu milhares nos EUA.
Foto: Thomas SAMSON / AFP
Jane Ellen Saums, de 66 anos, disse que estava aterrorizada com a campanha de redução da administração federal que Trump está conduzindo junto com o bilionário Elon Musk.
“É extremamente preocupante ver o que está acontecendo com nosso governo, (…) tudo está sendo totalmente atropelado, desde o meio ambiente até os direitos pessoais”, queixou-se esta trabalhadora imobiliária.
Em um momento de crescente ressentimento mundial contra o republicano, foram realizadas manifestações contra ele em capitais como Paris, Roma e Londres.
Uma coalizão composta por dezenas de grupos de esquerda, como MoveOn e Women’s March, convocou manifestações sob o lema “Tire suas mãos” em mais de 1.000 cidades e municípios americanos.
O maior protesto contra Trump desde o seu retorno à Casa Branca.
Foto: Amid FARAHI / AFP
Mais de 5.000 pessoas se reuniram no National Mall de Washington, perto da Casa Branca, ao meio-dia local. Entre os participantes havia figuras de destaque do Partido Democrata, como o legislador Jamie Raskin.
“Despertaram um gigante adormecido, e ainda não viram nada”, declarou o ativista Graylan Hagler, de 71 anos, em meio à multidão reunida. “Não vamos nos sentar, não vamos nos calar e não vamos embora.”
Veja mais imagens deste sábado de protestos nos EUA:
Milhares protestam contra Trump e Musk nos EUA.
Foto: Joseph Prezioso / AFP
Protestos nos EUA contra Trump.
Foto: Amid FARAHI / AFP
Protestos contra Trump foram liderados por eleitores do partido Democrata.
Foto: Thomas SAMSON / AFP
Manifestantes marcham contra o presidente dos EUA.
Foto: Joseph Prezioso / AFP
Cartazes com críticas a Trump e Musk nos EUA.
Foto: Joseph Prezioso / AFP
Manifestantes mencionam as relações de Trump-Musk com o nazifascismo.
Foto: HENRY NICHOLLS / AFP
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que levou Trump a poupar Rússia e Belarus do tarifaço
Por Deutsche Welle
Milei viaja aos EUA para obter apoio de Trump, mas volta à Argentina de mãos vazias
Por RFI
Tarifaço de Trump contra 184 países entra em vigor neste sábado
Por CartaCapital
Temos MAWS, e não MAGA
Por Paulo Nogueira Batista Jr.
O Estado como coisa
Por Aldo Fornazieri