Mundo
Lula transformou Brasil em ‘oásis de estabilidade’ na América Latina, avalia jornal espanhol
Em análise sobre o primeiro ano do governo, o jornal espanhol cravou que o petista devolveu a ‘normalidade democrática ao Brasil após mandato caótico de Bolsonaro’


O jornal espanhol El País publicou nesta terça-feira 2 uma análise sobre o primeiro ano do governo Lula e cravou que o presidente devolveu a ‘normalidade democrática ao Brasil após mandato caótico de Bolsonaro’.
A publicação retomou alguns feitos do terceiro mandato de Lula – que já serviu como presidente do País de 2003 a 2010 – e destacou o fato de o petista tornar realidade o lema de ‘reconstruir o Brasil’. Considerou que o petista conseguiu reposicionar o debate político brasileiro em torno dos principais problemas socioeconômicos do País e das dificuldades de obtenção de apoio suficiente para a aprovação de leis, pondo fim aos ataques verbais vindos da presidência, bem como às tentativas de criminalizar adversários políticos ou circular teorias da conspiração.
O jornal considerou entre os feitos do primeiro ano a neutralização da tentativa de golpe antidemocrático no 8 de Janeiro; a aprovação de uma ‘tímida’, porém histórica reforma tributária, que modifica um sistema tributário injusto e desatualizado que foi alterado pela última vez há mais de três décadas; a retomada da luta contra a fome e a diminuição no desmatamento.
No cenário exterior, o jornal considerou que o País ‘foi transformado em uma espécie de oásis de estabilidade’ em relação aos países da América Latina, e fez a comparação citando episódios tais como o “terremoto’ que a extrema-direita Javier Milei desencadeou na Argentina, o medo de uma guerra entre a Venezuela e a Guiana devido aos cálculos políticos de Nicolás Maduro, os ups e downs constitucionais no Chile e a deriva autoritária de Nayib Bukele em El Salvador”.
Também houve destaque à área econômica conduzida pelo petista que, segundo o jornal, “tem sido o ponto brilhante de seu mandato”, considerando que o PIB do Brasil cresceu 3% em 2023, quatro vezes mais do que o previsto quando Lula assumiu o cargo.
O El País também elencou os principais desafios do governo Lula para este ano, entre eles definir a reforma do imposto sobre o rendimento, e ampliar um programa de apoio à renegociação de dívidas domésticas e empresariais.
O periódico espanhol ainda avaliou que as eleições municipais deste ano darão uma ideia mais clara de onde as forças políticas estão no Brasil, após uma eleição presidencial que viu o voto nacional se dividir entre dois blocos, estando Lula à frente de uma grande articulação com partidos da centro-direita.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula será o candidato do PT em 2026, diz Haddad
Por CartaCapital
Lula sanciona Orçamento de 2024 com déficit zero, mas veta calendário de emendas
Por CartaCapital
Após racha com Ciro, Cid Gomes vai se filiar ao PSB em fevereiro
Por CartaCapital
Líder do governo na Câmara declara apoio a Boulos para prefeitura de SP
Por CartaCapital