Mundo

Lula faz novo pedido de criação de grupo para negociar paz entre Rússia e Ucrânia

Um ano após início da guerra, presidente brasileiro tem feito propostas para que Moscou e Kiev encerrem o conflito

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) reforçou o pedido para formação de um grupo de negociação de paz entre Rússia e Ucrânia. A afirmação foi feita nas redes sociais nesta sexta-feira 24, data que marca um ano do início da guerra no leste europeu.

“É urgente que um grupo de países, não envolvidos no conflito, assuma a responsabilidade de encaminhar uma negociação para restabelecer a paz”, escreveu Lula.

O pedido reforça a proposta feita pelo petista durante seu recente encontro com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Por lá, Lula sugeriu que países não envolvidos na guerra ajudem a encontrar uma solução para o problema.

Dias depois da declaração, Moscou informou estar analisando a proposta feita pelo presidente brasileiro. O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, em entrevista à agência russa Tass informou ter tomado nota da proposição.

“Tomamos nota das declarações do presidente do Brasil sobre o tema de uma possível mediação, a fim de encontrar caminhos políticos para evitar a escalada na Ucrânia, corrigindo erros de cálculo no campo da segurança internacional com base no multilateralismo e considerando os interesses de todos os atores”, disse Galuzin. “Estamos examinando as iniciativas, principalmente do ponto de vista da política equilibrada do Brasil e, claro, levando em consideração a situação ‘no terreno.’”

Nesta quinta-feira, a Assembleia-Geral da ONU aprovou uma resolução a exigir a “retirada imediata” das tropas russas da Ucrânia e uma paz “justa e duradoura”.

O Brasil votou favoravelmente ao texto sob o argumento de que ele reforça os apelos de que a comunidade internacional deve redobrar os esforços na busca pela paz na região. A retirada do exército russo da Ucrânia sem pré-requisitos, argumentou o representante do Brasil na assembleia, é um chamado aos dois lados para interromper a violência.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo