Mundo

Justiça francesa ordena libertação de Sarkozy

O ex-presidente do país passou 20 dias preso após ser condenado por associação criminosa

Justiça francesa ordena libertação de Sarkozy
Justiça francesa ordena libertação de Sarkozy
Nicolas Sarkozy, fotografado na chegada ao tribunal para seu julgamento – Foto: Julien de Rosa/AFP
Apoie Siga-nos no

A Justiça da França ordenou, nesta segunda-feira 10, a libertação do ex-presidente Nicolas Sarkozy, que passou 20 dias na prisão devido a uma condenação por associação ilícita, mas com a imposição de medidas de controle judicial.

Sarkozy tornou-se, em 21 de outubro, o primeiro chefe de Estado francês a ser preso desde o fim da Segunda Guerra Mundial e o primeiro de um país já integrante da União Europeia.

O tribunal de apelação de Paris examinou nesta segunda-feira o pedido de liberdade e ordenou sua saída da penitenciária parisiense de La Santé, mas ele terá que respeitar várias medidas, como não abandonar o território francês.

Sarkozy, que deve deixar a prisão ainda nesta segunda-feira, também não poderá entrar em contato com o ministro da Justiça, Gérald Darmanin, cuja visita ao seu ex-mentor político na penitenciária gerou polêmica.

“É muito difícil, muito difícil. Certamente é para todos os detidos. Eu diria até que é exaustivo”, afirmou Sarkozy horas antes, durante a análise de seu pedido de libertação.

Sarkozy, um dos grandes nomes da direita francesa, estava em regime de isolamento na prisão parisiense, com dois policiais instalados na cela vizinha para sua proteção.

O ex-presidente, que participou da audiência por videoconferência, também agradeceu aos funcionários do sistema penitenciário que tornaram “suportável (…) este pesadelo”.

O advogado Christophe Ingrain afirmou que a permanência de Sarkozy na prisão constituía uma “ameaça” para seu cliente. A Procuradoria também se mostrou favorável à libertação, mas com medidas de controle judicial.

Sua esposa, a cantora Carla Bruni, e dois de seus filhos acompanharam a audiência no tribunal.

Condenação polêmica

Sarkozy foi condenado por permitir que pessoas de seu círculo se aproximassem da Líbia de Muammar Kaddafi, falecido em 2011, para obter recursos e financiar ilegalmente sua vitoriosa campanha presidencial de 2007.

Embora o processo não tenha permitido demonstrar que o dinheiro foi utilizado “em última instância”, o tribunal destacou que os recursos saíram da Líbia e condenou Sarkozy por associação ilícita e pela “gravidade excepcional dos fatos”.

A condenação foi acompanhada de uma grande polêmica, já que o tribunal ordenou sua prisão sem aguardar pelo resultado do recurso.

Agora, o ex-presidente poderá aguardar em liberdade o julgamento da apelação, que deverá começar em março.

A condenação não foi a primeira contra Sarkozy, que soma outras duas por corrupção, tráfico de influência e financiamento ilegal de campanha em 2012, e é alvo de outros processos em curso.

No início do ano, ele se tornou o primeiro ex-presidente francês a cumprir pena domiciliar com uma tornozeleira eletrônica.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo