Mundo

Justiça da França investiga ameaças contra policial que baleou jovem

A morte de Nahel, de 17 anos, desencadeou várias noites de distúrbios no país

Justiça da França investiga ameaças contra policial que baleou jovem
Justiça da França investiga ameaças contra policial que baleou jovem
Protesto em Paris. Foto: Thomas Samson/AFP
Apoie Siga-nos no

A Justiça francesa investiga ameaças de morte publicadas nas redes sociais contra o policial acusado de matar um jovem com um tiro à queima-roupa indicou o Ministério Público de Paris nesta sexta-feira 7. O episódio desencadeou várias noites de distúrbios no país.

O advogado do agente, Laurent-Franck Liénard, disse à AFP que apresentou uma denúncia em uma delegacia de Paris por ameaças de morte contra ele mesmo e contra seu cliente, confirmando uma informação da emissora CNews.

A morte de Nahel, um jovem de 17 anos, em 27 de junho, provocou várias noites de violência marcadas por ataques contra prédios públicos, saques de lojas e incêndios de carros e de caçambas de lixo.

O policial, que atirou contra o jovem durante uma blitz de trânsito em Nanterre (a oeste de Paris), está em prisão preventiva desde 29 de junho por homicídio doloso.

O drama trouxe de volta o debate na França sobre a violência policial e sobre violência contra representantes públicos, especialmente depois de um ataque contra a residência de um prefeito na região de Paris.

Após uma denúncia das autoridades, a Justiça também abriu uma investigação pela divulgação pelo semanário local Oise Hebdo do nome e do endereço do policial acusado, ao considerar que isso poderia trazer risco para ele e sua família.

O policial e seus familiares também foram alvo de uma polêmica na França por causa de uma campanha de arrecadação online, organizada por um representante da ultradireita, para ajudá-los. A “vaquinha” arrecadou cerca de 1,6 milhão de euros (8,5 milhões de reais, na cotação atual).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo