Mundo

Israel diz que matou dois chefes do Hamas em Gaza

Chefe do Hamas acusa Israel de ‘crimes de guerra’

Israel diz que matou dois chefes do Hamas em Gaza
Israel diz que matou dois chefes do Hamas em Gaza
Militares israelenses perto da fronteira con Gaza, em 11 de outubro de 2023. Foto: Jack Guez/AFP
Apoie Siga-nos no

O Exército de Israel informou, neste sábado 14, ter matado dois chefes do Hamas durante sua incursão militar em Gaza. Os mortos, segundo o governo israelense, são Murad Abu MuradAli Qadi.

Murad é apontado por Israel como um dos mentores do ataque do Hamas no último sábado 7, que iniciou o conflito em larga escala da última semana. Ele teria, segundo o Exército de Israel, ‘grande participação’ na ação de terror na rave Universo Paralelo. O ataque matou 260 pessoas, incluindo três brasileiros.

Ali Qadi, por sua vez, é apontado por Israel como o líder do Hamas responsável por ataques na fronteira da Faixa de Gaza. Os dois foram mortos, de acordo com a publicação, em ataques simultâneos que teriam atingido dezenas de alvos militares na Faixa de Gaza.

Na região, as ações de Israel já respondem por mais de 2.200 mortes, incluindo 724 crianças. Os ataques do Hamas, por sua vez, mataram 1.300 israelenses.

Chefe do Hamas acusa Israel de ‘crimes de guerra’

O chefe do movimento islâmico palestino Hamas, Ismail Haniyeh, acusou Israel, neste sábado, de cometer “crimes de guerra” na Faixa de Gaza.

“As atrocidades israelenses constituem crimes de guerra e violações flagrantes do direito internacional”, disse Haniyeh em uma carta aberta dirigida ao secretário-geral da ONU, António Guterres, conforme comunicado publicado no site do movimento islâmico palestino.

(Com informações de AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo