Mundo
Inundações após chuvas torrenciais deixam 150 mortos na Líbia
A mesma tempestade, denominada Daniel, afetou Grécia, Turquia e Bulgária nos últimos dias


As inundações provocadas pelas chuvas torrenciais dos últimos dias no leste da Líbia deixaram pelo menos 150 mortos, disse uma fonte oficial à AFP nesta segunda-feira (11).
“Pelo menos 150 pessoas morreram em consequência das inundações provocadas pela tempestade Daniel em Derna, nas regiões de Jabal Al Akhdar e nos subúrbios de Al-Marj” no leste do país, disse à AFP Mohamed Massoud, porta-voz do chefe do Executivo paralelo com sede em Benghazi (leste).
Descrita pelos especialistas como um fenômeno “extremo em termos de quantidade de água que caiu”, a tempestade denominada Daniel afetou nos últimos dias Grécia, Turquia e Bulgária, deixando pelo menos 27 mortos.
A tormenta também causou “danos materiais significativos a infraestruturas e a propriedades privadas”, acrescentou o porta-voz líbio.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Número de mortos no terremoto do Marrocos se aproxima de 2.500
Por AFP
G20: Lula cita tragédia no RS e diz que descompromisso ambiental provocou ‘emergência sem precedentes’
Por CartaCapital