Mundo
Inflação nos EUA sobe para 3,2% em fevereiro
O índice “básico”, que elimina os preços voláteis dos alimentos e da energia, foi de 3,8%


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) nos Estados Unidos aumentou ligeiramente em fevereiro, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira (12), o que poderá conter os possíveis cortes nas taxas de juros de referência.
Segundo o Departamento de Trabalho, a inflação chegou a 3,2% em fevereiro, contra 3,1% no mês anterior. O índice “básico”, que elimina os preços voláteis dos alimentos e da energia, foi de 3,8%.
“O índice da habitação aumentou em fevereiro, assim como o índice da gasolina”, afirmou o departamento em seu relatório.
Somados, ambos contribuíram com mais de 60% do aumento do índice geral mensal, segundo o relatório.
Entre janeiro e fevereiro, a inflação subiu 0,4%, uma alta também em relação ao mês anterior.
Analistas esperam que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) se concentre na inflação subjacente quando decidirem sobre o melhor momento para iniciar a redução das taxas de juros.
Contudo, a inflação “principal” continua superior aos 3,7% projetados pelos analistas, e acima do objetivo de longo prazo estabelecido pelo Fed, de 2%.
Para conter os aumentos persistentes dos preços, o Fed aplicou uma série de aumentos taxas de juros em 2022, antes de manter o intervalo em sua faixa mais elevada em mais de duas décadas de reuniões de política monetária.
O banco central americano afirmou que poderia começar a cortar as taxas este ano, desde que haja progresso contínuo no combate à inflação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Inflação tem alta de 0,83% em fevereiro
Por CartaCapital
Venezuela convida União Europeia, ONU e EUA para observarem eleições
Por CartaCapital
Maduro é escolhido candidato do governo e vai buscar 3º mandato na Venezuela
Por AFP
RUs combatem a fome e a evasão, mas falta política de segurança alimentar no ensino superior
Por O Joio e o Trigo
13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome em 2023, aponta estudo do Instituto Fome Zero
Por CartaCapital