Mundo
Hamas reporta 28.985 mortos em Gaza devido à guerra com Israel
Neste período, as ofensivas contra instalações médicas em Gaza vêm causando maior preocupação
O Ministério da Saúde do Hamas anunciou neste domingo 18, que 28.985 pessoas morreram na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino.
O Ministério indicou que nas últimas 24 horas foram registradas 127 mortes e que, desde 7 de outubro, 68.883 pessoas ficaram feridas.
Os pedidos de um novo cessar-fogo aumentaram após Tel Aviv indicar que pretende expandir suas ofensivas contra a cidade de Rafah, mais ao sul, onde cerca de metade dos 2,4 milhões de habitantes de Gaza estão abrigados, depois de deslocados pelo conflito.
As ofensivas contra instalações médicas em Gaza vêm causando preocupação durante todo o conflito.
Nos quatro meses de guerra ocorreram invasões de hospitais em outras cidades do território palestino, bombardeios nas proximidades das unidades médicas, além de ataques contra ambulâncias.
O primeiro-ministro do Qatar, Mohammed bin Abdulrahman al-Thani, disse na sexta 16, que as negociações para um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas em Gaza não têm sido “muito promissoras” nos últimos dias.
(Com informações da AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Hamas relata quatro mortes após corte de oxigênio em hospital de Gaza atacado por Israel
Por AFP
Hezbollah promete vingar morte de pelo menos 10 vítimas em ataque de Israel no Líbano
Por RFI
Israel realiza novo ataque contra hospital de Gaza
Por CartaCapital
No Egito, Lula critica Israel por estar ‘matando mulheres e crianças’
Por André Lucena



