Mundo
General Abdourahamane Tchiani se apresenta como o novo líder do Níger
Ele está entre os militares que derrubaram o presidente Mohamed Bazoum


O general Abdourahamane Tchiani leu, nesta sexta-feira (28), um comunicado na televisão estatal do Níger apresentando-se como “presidente do Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria”, a junta militar que derrubou o presidente Mohamed Bazoum.
Tchiani, que é chefe da Guarda Presidencial, justificou o golpe pela “deterioração da situação de segurança” neste país africano devastado pela violência de grupos jihadistas.
Em sua opinião, sob a presidência de Bazoum havia uma “retórica política” que queria convencer a população de que “tudo ia bem”, enquanto havia “uma dura realidade com mortos, deslocados, humilhação e frustração”, afirmou.
“A abordagem atual em matéria de segurança não foi capaz de proteger o país, apesar dos grandes sacrifícios do povo nigerino e do grato apoio de nossos aliados externos”, afirmou.
Este discreto alto oficial dirige a Guarda Presidencial desde 2011.
Na quarta-feira, os militares golpistas anunciaram na televisão que Bazoum, eleito democraticamente e no poder desde 2021, foi deposto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Exército do Níger apoia militares golpistas que prenderam presidente
Por AFP
Militares do Níger afirmam ter derrubado o presidente e fecham as fronteiras
Por AFP
Zelensky pede ajuda de Lula para reunir lideranças na América Latina
Por CartaCapital
Zelensky diz aguardar um convite de Lula para viajar ao Brasil
Por CartaCapital
Rússia está pronta para abastecer de graça países africanos com toneladas de grãos, diz Putin
Por CartaCapital