Mundo
Gangorras unem adultos e crianças na fronteira entre México e EUA
Brinquedo instalado por dois professores da Califórnia provoca um misto de tristeza e esperança
Dois professores da Califórnia instalaram gangorras na fronteira dos Estados Unidos com o México, em uma resposta contundente ao presidente Donald Trump sobre seus planos para construir um muro ao longo dos 3.200 quilômetros que traçam os limites entre os dois países.
As três gangorras de cor rosa foram instaladas na segunda-feira 29 em uma grade que separa Sunland Park, no Novo México, e Ciudad Juárez, no México, permitindo que crianças e adultos de ambos os lados brinquem juntos.
A ideia foi desenvolvida durante uma década, segundo Ronald Rael, professor de arquitetura na Universidade californiana de Berkeley, que criou o projeto junto com Virgina San Fratello, professora de design da Universidade de San José.
Rael disse que ver o projeto ganhar vida foi “uma das experiências mais incríveis” que já viveram e descreveu o evento na fronteira como “cheio de alegria, emoção e união”.
O vídeo e as imagens das gangorras estiveram entre os assuntos mais comentados nas redes sociais nesta terça-feira 30.
Artistas instalam gangorra na fronteira do México com os Estados Unidos para crianças dos dois países brincarem juntas. A arte derrubando o muro do ódio e da intolerância. pic.twitter.com/qBuyW7t3t5
— Henrique Fontana #LulaLivre (@HenriqueFontana) July 30, 2019
Como pode uma mesma imagem ser tão cheia de esperança e de tristeza ao mesmo tempo? O arquiteto Ronald Rael criou uma gangorra instalada na fronteira que divide México e EUA. Assim, crianças dos dois lados podem brincar. Foto de Luis Torres/AFP. pic.twitter.com/L7q86sJcKP
— Anna Virginia Balloussier (@annavirginia) July 30, 2019
Um arquiteto chamado Ronald Rael instalou uma gangorra na cerca metálica que marca a fronteira EUA-México para crianças dos dois lados brincarem. Enquanto uns querem construir mais muros, outros constroem pontes… pic.twitter.com/YqQAowBh3h
— Daniphiloss (@Daniphiloss) July 30, 2019
Artists installed seesaws designed by architect Ronald Rael at the border wall between the U.S. and Mexico so that kids on opposite sides of the wall could play together. (via @martinezmau) pic.twitter.com/bdzOGcqiNN
— Amee Vanderpool (@girlsreallyrule) July 30, 2019
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
EUA cortam serviços para crianças migrantes em abrigos
Por Deutsche Welle
Lázaro Ramos: temos que falar de afeto com nossas crianças. Assista
Por Marina Lourenço
Após entraves, Consulado dos EUA libera vistos para filhos de Glenn
Por CartaCapital



