Cultura

Lázaro Ramos: temos que falar de afeto com nossas crianças. Assista

Ator lança ‘Viagens da Caixa Mágica’, álbum para ‘estimular uma infância saudável’

Fotos: J.vitorino
Apoie Siga-nos no

Temos que cantar outras coisas para as nossas crianças. Falar de afeto, humor, liberdade, sentimento. Um pouco da semente do que queremos para o futuro.” É um pouco o que pensa Lázaro Ramos, que lançou seu novo projeto, Viagens da Caixa Mágica, no sábado 15. É um álbum produzido por ele, Jarbas Bittencourt, diretor musical do grupo Bando de Teatro Olodum, e Heloísa Jorge, atriz angolana radicada no Brasil. A obra infantil tem nove músicas inspiradas nos livros Caderno de Rimas do João e Caderno Sem Rimas da Maria, ambos escritos por Lázaro, e uma série de videoclipes.

“É um projeto feito para dar vazão ao desejo que tenho de estimular uma infância saudável para as crianças. São músicas divertidas baseadas em meus livros e que pude concluir graças aos talento de Jarbas e Heloísa. Este é um projeto que tem um lugar muito especial em meu coração”, conta o ator.

A parceria entre os três surgiu, segundo os próprios, de maneira orgânica e natural. Bittencourt e Ramos, que já se conheciam há cerca de 25 anos, convidaram Heloísa para uma participação e criaram, assim, o trio artístico da obra. “Logo entendemos que ela tinha que fazer parte dessa caixa mágica aqui”, brinca o diretor musical. O álbum conta ainda com participações das cantoras Lellê e Jéssica Ellen, além de referências musicais ao compositor Gilberto Gil. 

Como falar sobre linguagem poética com crianças? Por meio de exemplos divertidos, a canção O que é uma rima? é feita a partir do livro Caderno de Rimas do João e aborda a construção de rimas em língua portuguesa. O canal do projeto no Youtube promete lançar dois vídeos a cada semana.

Não é a primeira vez que Lázaro participa de obras do gênero. O artista já escreveu três livros sobre o assunto e agora lança o álbum. Ele explica que como pai e pesquisador, tenta contribuir com a educação infantil porque acredita estarmos vivendo um tempo no qual todas as pessoas querem demonstrar saber tudo. Suas grandes inspirações surgem através das próprias vivências paternas.

Excetuando-se Caixa Mágica, de autoria de Lázaro com Rico Vianna e Elísio Lopes Junior, e Dois Irmãos, escrita exclusivamente por Jarbas, todas as demais canções são compostas por Lázaro e Jarbas, que também assina a direção musical, produção e vocais. Além disso, durante a execução dos videoclipes foi feita uma pareceria com o Instituto Preta Pretinha, loja virtual de bonecos negros.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo