Mundo

EUA anunciam sanções contra empresas vinculadas a acordos entre Rússia e Coreia do Norte

As entidades sancionadas terão bloqueadas todas as propriedades que estiverem sob jurisdição americana

O presidente dos EUA, Joe Biden. Foto: Jim Watson/Pool/AFP
Apoie Siga-nos no

Os Estados Unidos aplicaram sanções contra três empresas acusadas de facilitar acordos sobre armas entre Coreia do Norte e Rússia. O objetivo das sanções é limitar o apoio a Moscou em sua invasão da Ucrânia.

O Departamento do Tesouro americano indicou em nota divulgada na quarta-feira que a Rússia continua aumentando o uso de munições e equipamentos pesados na Ucrânia, para os quais precisou recorrer a seus aliados, entre eles, a Coreia do Norte.

“Esta ação é parte da estratégia dos Estados Unidos de identificar, expor e obstar terceiros países que apoiem a Rússia em sua brutal guerra contra a Ucrânia”, afirmou a nota.

As entidades sancionadas são Limited Liability Company Verus, Defense Engineering Limited Liability Partnership e Versor S.R.O.

Segundo o departamento, as três empresas estão vinculadas ao cidadão eslovaco Ashot Mkrtychev, sancionado em março.

“Através de suas negociações com autoridades [norte-coreanas] e russas, planejaram transferir mais de vinte tipos de armas e munições à Rússia, em troca de uma gama de produtos, como matérias-primas e mercadorias, para a República Democrática da Coreia”, explicou o departamento.

As sanções bloquearão todas as propriedades e interesses vinculados às três entidades que estiverem sob jurisdição americana.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo