Mundo

EUA anunciam mais US$ 325 milhões em ajuda militar para a Ucrânia

O governo de Joe Biden já forneceu mais de 40 bilhões de dólares – cerca de 194,4 bilhões de reais – a Kiev desde o início da invasão russa

Zelensky e Biden se encontram para discutir o apoio americano à Ucrânia. Foto: Alex Wong/Getty Images/AFP
Apoie Siga-nos no

Os Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira 13, um novo pacote de assistência militar para a Ucrânia, de 325 milhões de dólares – em torno de 1,57 bilhão de reais. Enquanto isso, as tropas de Kiev combatem as forças russas em uma contraofensiva lançada recentemente.

Segundo o secretário de Estado americano, Antony Blinken, o pacote “inclui capacidades críticas de defesa aérea, munição adicional para sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade, cartuchos de artilharia, armas antitanque, veículos blindados e outros equipamentos”.

O Pentágono informou que o plano oferece “capacidades cruciais para ajudar nos esforços da Ucrânia para retomar seu território soberano e apoiar os defensores aéreos da Ucrânia, enquanto protegem corajosamente os soldados, civis e infraestrutura crítica da Ucrânia”.

A assistência inclui 25 veículos blindados, além de munições de demolição para desobstruir obstáculos e mais de 22 milhões de munições para armas pequenas e granadas.

Kiev pediu a seus aliados ocidentais que entreguem uma ampla gama de equipamentos militares modernos para ajudar as forças ucranianas a recuperarem grandes porções do território controlado pela Rússia.

Os Estados Unidos já forneceram mais de 40 bilhões de dólares – cerca de 194,4 bilhões de reais – em ajuda militar desde que as forças russas invadiram a Ucrânia, em fevereiro de 2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo