Mundo
Espanha: líder da direita fracassa em tentativa de tomar posse como primeiro-ministro
O fracasso já aguardado abre o caminho para uma candidatura do atual primeiro-ministro, o socialista Pedro Sánchez


O líder da direita espanhola, Alberto Núñez Feijóo, sofreu uma nova derrota nesta sexta-feira (29), depois que a maioria dos deputados rejeitou mais uma vez sua candidatura ao posto de chefe de Governo em uma segunda votação de tentativa de posse em Madri.
O fracasso já aguardado abre o caminho para uma candidatura do atual primeiro-ministro, o socialista Pedro Sánchez, que precisará obter o apoio crucial dos independentistas catalães.
Se Pedro Sánchez não conseguir apoio suficiente, a Espanha terá novas eleições, em meados de janeiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Senado pagará viagem de Flávio Bolsonaro à Espanha para evento de extrema-direita
Por CartaCapital
Espanha retira condecoração militar dada a Pinochet em 1975
Por AFP
Rei inicia consultas para formação de novo governo na Espanha
Por AFP
Além da AfD: onde mais a ultradireita avança na Europa?
Por Deutsche Welle