Mundo

Embaixador mexicano renuncia a cargo após roubar livro na Argentina

Ricardo Valero Recio deixou posto argumentando problemas de saúde. As imagens do furto foram divulgadas neste mês

Livraria El Ateneo Grand Splendid, em Buenos Aires, onde o ex-embaixador mexicano foi acusado de furtar um livro. Foto: Divulgação/Gobierno de Buenos Aires
Apoie Siga-nos no

Ricardo Valero Recio, de 77 anos, deixou seu cargo de embaixador na Argentina no domingo 22 argumentando problemas de saúde, segundo divulgou a Secretaria de Relações Exteriores do México.

A renúncia é o fim de um caso que começou com a divulgação de imagens que mostram o diplomata sendo abordado por seguranças na célebre livraria de Buenos Aires, El Ateneo Gran Splendid, após tentar furtar um livro.

O vídeo mostra o momento em que o ex-embaixador pega a biografia de Giacomo Casanova, de Guy Chaussinand-Nogaret, e a esconde em um jornal.

Em outras cenas, é possível ver o diplomata mostrando notas fiscais aos seguranças. No entanto, nenhuma das faturas têm o artigo furtado: um livro de menos de dez dólares.

O furto aconteceu no final de outubro, mas as imagens foram divulgadas apenas em dezembro.

A atitude ilegal estaria associada a uma síndrome frontal que acomete o diplomata após ter retirado um tumor cerebral, segundo uma carta médica do hospital mexicano Médica Sur divulgada pelo governo mexicano.

O secretario de relações exteriores do México, Marcelo Ebrard, utilizou suas redes sociais para informar que o embaixador, a quem chamou de grande pessoa, está em tratamento neurológico.

*Com informações da AFP.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo