Mundo

Cuba anuncia ausência de transmissão local de coronavírus

O país comunista recebeu altas notas pela forma de informar sobre a pandemia

Cuba comemora ausência de transmissão local de Covid-19. Foto: AFP.
Cuba comemora ausência de transmissão local de Covid-19. Foto: AFP.

Pela primeira vez em quatro meses, Cuba anunciou neste domingo 29 que não havia novos casos domésticos de Covid-19 no país. Francisco Duran, chefe de epidemiologia do Ministério da Saúde Pública, que atualizou o país diariamente sobre a pandemia, tirou a máscara durante a transmissão nacional para dar as boas notícias.

A maior parte da ilha do Caribe está livre da doença há mais de um mês. Apenas alguns casos de Covid-19 foram relatados em Cuba na última semana, todos em Havana. “Eu sempre digo para você ficar seguro em casa, mas eu sei que muitos hoje vão à praia”, disse Duran.

Os 2,2 milhões de habitantes da capital permanecem na primeira fase de três estágios de reabertura, na qual eles podem usar transporte público e privado, ir à praia e outros centros de recreação e desfrutar de uma viagem à beira-mar, mas sempre utilizando máscaras.

O país comunista recebeu altas notas pela forma de informar sobre a pandemia. O sistema de saúde comunitário robusto e gratuito de Cuba permitiu manter o número de infecções abaixo de 2.500, com 87 mortes.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fonte confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!