Mundo

Conheça filmes e documentários para refletir sobre o conflito entre Israel e Hamas

Confira uma lista de obras que, por meio de abordagens reais ou ficcionais, ajudam a explicar pontos fundamentais da guerra

Créditos: RONALDO SCHEMIDT / AFP
Apoie Siga-nos no

A nova etapa do histórico conflito entre Israel e Palestina, iniciada com o ataque deflagrado pelo grupo Hamas em 7 de outubro, tem mobilizado a opinião pública, sobretudo pelo alto número de mortes de civis ao longo das mais de duas semanas de investidas militares, marcadas pelos bombardeios israelenses contra a Faixa de Gaza.

O mais recente levantamento aponta mais de 8.000 mortes – quase 6.600 em Gaza e cerca de 1.400 em Israel.

A análise sobre a atual fase do conflito, contudo, não pode ser feita sem refletir sobre a História. Por isso, CartaCapital selecionou uma lista de documentários e filmes que ajudam a explicar pontos fundamentais da guerra.

Confira a seleção:

1. Al Nakba

Produzida pela TV Al Jazeera, a obra em dois episódios retoma a origem de Al Nakba, a chamada ‘catástrofe palestina’, que se seguiu à criação do Estado de Israel, em 1948.

Parte 1 (legendado)

Parte 2 (legendado)

2. A Palestina nos livros didáticos israelenses, por Nurit Peled-Elhanan

Neste estudo, a professora de inguagem da educação Nurit Peled-Elhanan investiga os recursos utilizados em livros didáticos de Israel para representar a população palestina. A autora israelense examina a apresentação de imagens, mapas, layouts e o uso da linguagem em livros de história, geografia e educação moral e cívica. O resultado é uma detalhada exposição dos mecanismos pelos quais esses materiais escolares moldam um imaginário de marginalização dos palestinos.

Para a autora, o discurso aparentemente científico e neutro empregado no material usado em sala de aula é, em realidade, carregado de signos de violência, desprezo e intolerância contra os palestinos. Filha de um general do Exército de Israel que, após participar da Guerra dos Seis Dias (junho de 1967), converteu-se em um importante acadêmico e militante pacifista, Nurit Peled-Elhanan tornou pública sua contundente crítica à ocupação da Faixa de Gaza por Israel depois de perder a filha de 13 anos em um atentado suicida palestino, em 1997. Para a autora, os livros didáticos têm um papel crucial na transformação dos bem-educados rapazes e moças israelenses em combatentes prontos a eliminar o “inimigo”.

Compre o livro Ideologia e propaganda na educação: A Palestina nos livros didáticos israelenses (Editora Boitempo) na Amazon.

3. Ocupação 101 – Vozes da Maioria Silenciada

O documentário aborda causas atuais e históricas do conflito entre israelenses e palestinos. Também detalha a vida sob o regime militar imposto por Israel, o papel dos Estados Unidos na disputa e os principais obstáculos no caminho para uma paz duradoura e viável.

4. Budrus

Dirigido pela brasileira Júlia Bacha, Budrus é um documentário sobre a resistência palestina. O longa conta a história de um organizador de base palestino, chamado Ayed Morrar, que uniu membros do Fatah, integrantes do Hamas e apoiadores israelenses em um movimento desarmado para salvar sua aldeia da construção do Muro de Separação de Israel.

5. Promessas de Um Novo Mundo

O documentário explora os conflitos no Oriente Médio sob o ponto de vista de sete crianças palestinas e israelenses que moram em Jerusalém. O longa opta por explicar a disputa a partir de um prisma pessoal e menos político, o que torna o resultado angustiante.

6. Lemon Tree

O filme conta a história de Salma, uma viúva palestina que vê sua plantação ser ameaçada quando o ministro de Defesa de Israel se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança Israelense logo declara que os limoeiros de Salma colocam em risco a segurança do ministro e, por isso, precisam ser derrubados.

Com o jovem advogado Ziad Daud, Salma resolve levar o caso à Suprema Corte de Israel e tentar salvar sua plantação. Sua determinação faz brotar o interesse de sua vizinha Mira Navon, esposa do ministro, mantida isolada em sua nova casa e em sua vida infeliz. Apesar de suas diferenças, as duas desenvolvem um forte laço.

7. Uma garrafa no Mar de Gaza

O filme ambienta os problemas de convivência na Faixa de Gaza e em Israel a partir da ótica de dois adolescentes. Inconformada com os atentados a bomba em Jerusalém, a israelita Tai pede ao irmão para lançar uma mensagem em uma garrafa ao mar, contendo um endereço de e-mail. A mensagem é encontrada pelo jovem palestino Naim, em Gaza, e ele passa a se corresponder com Tai. Os dois desenvolvem uma relação a longa distância de apoio mútuo, na esperança de conseguirem enfrentar a dura realidade de suas vidas.

8. Valsa com Bashir

O filme animado aborda as tentativas de Ari Folman, um veterano da Guerra do Líbano de 1982, de recuperar as suas memórias perdidas dos eventos que marcaram o massacre de Sabra e Shatila. Em uma noite, em um bar, Ari encontra um velho amigo que conta a ele sobre um sonho repetido no qual é perseguido por 26 cães ferozes. Toda noite o mesmo número de feras. Os homens concluem que existe uma ligação entre o sonho e sua missão no Exército de Israel na primeira Guerra no Líbano. Ari se surpreende por não conseguir se lembrar de mais nada sobre aquele período. Intrigado por esse mistério, ele decide encontrar e entrevistar seus velhos amigos e companheiros espalhados pelo mundo para descobrir a verdade sobre a época e sobre si mesmo.

9. O Filho do Outro

O filme conta a história de Joseph, que, prestes a integrar o Exército israelense, descobre ter sido trocado quando criança com Yancine, filho de uma família palestina da Cisjordânia. A revelação mudará totalmente a família e fará Joseph reavaliar seus valores e suas crenças.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo