Confirmada vitória do candidato de esquerda nas eleições presidenciais de Cabo Verde

José Maria Neves obteve 51,7% dos votos nas eleições, o lhe permite assumir a presidência sem a necessidade de um segundo turno

José Maria Neves discursa na Assembleia Geral da ONU em 2015.

Foto: Jewel SAMAD/AFP

José Maria Neves discursa na Assembleia Geral da ONU em 2015. Foto: Jewel SAMAD/AFP

Mundo

A Comissão Eleitoral de Cabo Verde confirmou a vitória do candidato socialista José Maria Neves no primeiro turno das eleições presidenciais, de acordo com os resultados finais anunciados este sábado 23.

Neves, de 61 anos, membro do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV, de esquerda) e chefe do Governo entre 2001 e 2016, tomará posse no dia 9 de novembro.

Neves obteve 51,7% dos votos nas eleições de 17 de outubro e atingiu a maioria absoluta que lhe permite assumir a presidência sem a necessidade de um segundo turno, segundo os resultados divulgados pela presidente da Comissão Eleitoral, Maria do Rosário, em coletiva de imprensa.

Seu rival de direita, também o ex-primeiro-ministro Carlos Veiga, ficou com 42,4%.

Os percentuais de abstenção foram altos, chegando a 52,01%.

Estes resultados farão com que haja em Cabo Verde uma coabitação entre um presidente de esquerda e um governo e um Parlamento dominado pela ala direita do Movimento pela Democracia (MpD), partido de Veiga.

 

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Agência de notícias francesa, uma das maiores do mundo. Fundada em 1835, como Agência Havas.

Compartilhar postagem