Mundo
Chega a 900 o número de brasileiros resgatados da zona de conflito entre Israel e Hamas
Cinco voos da FAB foram realizados desde quarta-feira para retirar os brasileiros do epicentro da guerra; expectativa é de que a operação seja ampliada


Chegou, na madrugada deste domingo 15, o quinto voo com brasileiros resgatados da zona de conflito entre Israel e Hamas. Ao todo, 215 pessoas e 16 animais de estimação estavam na aeronave da FAB que pousou no Rio de Janeiro por volta da 1h15.
Com a chegada dos mais de 200 deste domingo, a balanço da operação de resgate montada pelo governo federal chega a 916 pessoas e 24 animais resgatados da guerra. Há outras duas aeronaves aguardando autorizações para o embarque de uma nova leva de brasileiros a serem repatriados.
Ao todo, foram cerca de 2,7 mil pedidos de ajuda do governo para voltar ao Brasil. A operação inicial, que começou na última quarta-feira, previa seis voos. No sábado, o governo anunciou o envio da 7ª aeronave. Há a expectativa de que a operação seja ampliada.
A sinalização da ampliação foi dada por Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência. Em vídeo divulgado pelas redes sociais, ele classificou a operação de resgate como ‘exitosa’ e garantiu que ela seguirá até que todos sejam resgatados. Na declaração, ele cita a projeção de repatriação de 3 mil pessoas.
Apesar da sinalização, o governo federal ainda não fez um anúncio oficial de ampliação da missão de resgate.
Brasileiros na Faixa de Gaza
Em outra frente da operação, o governo ainda tenta convencer o Egito a liberar que 28 brasileiros cruzem a fronteira com Israel para serem repatriados pelo governo de um local mais seguro. O grupo estava em Gaza, epicentro do conflito e se deslocou de ônibus para o Sul, na expectativa de deixar o país. A operação por solo foi montada pela Embaixada do Brasil na Palestina.
O grupo está, segundo informações oficiais, abrigado em uma casa alugada em uma curta distância da fronteira com o Egito e aguarda a autorização. Lula, na tarde deste sábado, ligou para o presidente do Egito, Abdul Fatah Al-Sisi, para dar detalhes de como pretende tirar os brasileiros do local. Não há ainda informações sobre a resposta do líder africano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula conversa com presidentes do Egito e da Autoridade Palestina sobre a guerra; veja o teor das ligações
Por CartaCapital
O que viemos fazer na fronteira de Israel?
Por Alberto Villas
Líbano acusa oficialmente Israel pela morte de jornalista
Por AFP
Israel bombardeia Síria depois de alerta aéreo em Golã
Por CartaCapital
‘Isso vai continuar’, diz Netanyahu a tropas israelenses, que preparam ação por terra, mar e ar
Por CartaCapital