Mundo

Governo amplia operação de resgate de brasileiros e inicia 7º voo para Israel

Inicialmente, apenas seis voos estavam previstos para trazer brasileiros que estão na região do conflito

Brasília (DF) 11/10/2023 – O primeiro avião da FAB trazendo 211 brasileiros de Israel aterrissa às 4h da manhã, na Base Aérea de Brasília. A operação de resgate, denominada Voltando em Paz, começou no domingo (8) com a saída da aeronave do Brasil com destino à Itália e, de lá, para Tel Aviv (capital israelense), de onde os brasileiros embarcaram. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governo federal confirmou, na tarde deste sábado 14, que ampliou a operação de resgate de brasileiros que estão na região de conflito entre Israel e o grupo islâmico Hamas. O 7º avião decola às 17h, segundo o comunicado, em direção a Roma, na Itália, de onde aguardará autorização para ir até a zona de guerra.

“A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, realiza o sétimo voo de repatriação de brasileiros de Israel. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) decola da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), às 17h (horário de Brasília) deste sábado (14/10). O destino inicial é Roma, na Itália. A previsão de pouso, no retorno ao Brasil, é 2h30 (horário local) de terça-feira (17/10)”, diz o comunicado oficial do Itamaraty.

O plano inicial previa apenas 6 voos de Israel para o Brasil. Desde o primeiro dia de missão, na quarta-feira 11, especulava-se sobre a necessidade de ampliação da operação, já que o número de pedidos de resgate superou, em poucas horas, a casa dos 2 mil.

Neste sábado 14, o balanço oficial aponta que 701 pessoas já foram resgatadas em quatro voos da Força Aérea Brasileira. Uma quinta aeronave com mais de 200 passageiros já está em rota de retorno ao Brasil.

Brasileiros na Faixa de Gaza

Um outro avião aguarda em Roma a autorização do Egito para buscar os brasileiros que tentam sair da Faixa de Gaza de ônibus, em uma missão por solo realizada pelo Itamaraty. Neste momento, os brasileiros estão na fronteira esperando autorização para deixarem Israel rumo ao Egito, de onde embarcarão no avião rumo ao Brasil.

A Embaixada do Brasil na Palestina informou que alugou uma casa para aguardar os tramites finais da operação:

“A Embaixada do Brasil na Palestina alugou hoje à tarde para o grupo que estava na escola em Gaza. Não estão mais no prédio em Khan Younes que foi anunciado. Lugar mais aberto, seguro e confortável para eles, como podem ver, apesar da simplicidade. Detalhe: a casa já fica em Rafah, a walking distance da fronteira. Ali ficarão aguardando tranquilamente o momento de passar, quando a fronteira se abrir”, diz um trecho do comunicado transmitido pelo embaixador a CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo